Thursday, June 29, 2006

Manuel Nabais

Data e local de nascimento: 1929 - Aldeia de Santo António (Sabugal)

Ingressou no Seminário de Beja em 1942.

Concluiu o curso de Filosofia e teologia no Seminário de Olivais – Lisboa.

Começa a leccionar no Seminário de Beja.

Em 1955 é ordenado sacerdote e nomeado professor no Colégio Nuno Álvares em Ferreira do Alentejo com a incumbência de auxiliar a pároco.

Colabora com assiduidade nos jornais: Novidade e Notícias de Beja.

É nomeado, ainda em 1956, para Sines onde desempenha as funções de sacerdote e Professor do Ensino Particular. Continua a colaborar na imprensa e publica o jornalinho Sines.

Em 1958 requer a dispensa das obrigações do sacerdócio. Casa em 1959 e fixa residência em Sesimbra.

Tira o curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Lisboa e vai concluir à Universidade de Coimbra as habilitações para o ensino do Português e Latim, História e Filosofia de que estava diplomado desde 1955.

O Dr. Costa Marques, inaugura no Colégio de Sesimbra o internato em 1960, e convida-o para leccionar Português e Latim, Filosofia e História do Ensino Secundário e a cooperar na área disciplinar e pedagógica.

Aí leccionou até ao 25 de Abril. Durante esse período frequentou os cursos de formação psico-pedagógica, organizados pelo Dr. João Nabais a quando Director do Centro de Psicologia Aplicada à Educação.

Após o 25 de Abril concorre ao ensino oficial.

É colocado na escola D. António da Costa em Almada. É eleito para o Conselho Directivo.

Nacionalizado o Colégio de Sesimbra a ele regressa em 1976.

Em 1978 preside ao Conselho Directivo.

De 1980 a 1987 – acumula o ensino com o de "Mediador do Centro de Estudos e Profilaxia da Droga". Coopera na formação dos jovens na Comunidade.

Em 1992 é eleito director do centro de formação contínua dos professores do concelho de Sesimbra. Cargo que desempenha até 1994.

Colaborou e colabora na imprensa local O Sesimbrense, O Farol e Jornal de Sesimbra, e mantém na Rádio Santiago o género de crónicas que agora se publicam.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home